Portfólio

Evento

Live Marketing

#CityNoBrasil: Uma iniciativa de um dos maiores times de futebol do mundo.

Quando o capitão Fernandinho, com mais de 10 anos de carreira pelo Manchester City anunciou sua aposentadoria, o clube não poupou esforços para garantir uma despedida digna de honra para seu ilustre jogador. 

Overview do Projeto

Quais são os principais pontos.

No palco: Fernandinho e taça da Premier League, em um evento live marketing aberto ao público no maior shopping da cidade de Londrina, enquanto isso, sem que o jogador soubesse, um documentário original sobre sua carreia ia sendo produzido durante sua passagem pelo Brasil.

O Projeto Manchester no Brasil é uma iniciativa do clube inglês de se conectar melhor com os torcedores brasileiros, anualmente promovendo eventos que levam as premiações do clube por estados brasileiros. Mas em 2022 foi diferente pois o capitão Fernandinho, campeão de 4 taças da Premier League pelo clube anunciara sua aposentadoria. Todo o projeto então se tornou uma grande homenagem ao jogador que passou por  São Paulo, Recife e Londrina.

Objetivos

O que foi solucionado.

Cenografia

Defini quem seriam os diretores de arte e arte-finalistas que formariam o squad responsável pela entrega da cenografia. Havia a necessária atenção com todas a produções seguindo padrões e medidas para a devida produção e instalação na estrutura proposta, por isso construí o backlog dos entregáveis onde as tarefas seriam realizadas em sprints diários, assim as prioridades foram entregues primeiro e a revisão foi facilidatada. 

Produção

O desafio de encontrar e contratar fornecedores foi vencido junto a assessoria do clube e do jogador que nos deram autonomia para definição  das parcerias comerciais. Grandes fornecedores de Fortaleza, São Paulo e Paraná foram envolvidos e até mesmo alguns itens que vieram direto de Manchester para compor o evento.

Documentário

Foi necessário a contratação de um time profissional de filmmaking para a captação de cenas e trechos complementares à captação da equipe do Manchester, que estava muito envolvida em acompanhar o Fernandinho em suas passagens por lugares como escolas e a casa de seus pais durante a passagem por Londrina.

O problema

E porquê ele é relevante.

Como garantir uma comunicação eficaz, entregas acertivas e a satisfação entre todas as pontas que estavam envolvidas no projeto?

Toda burocracia envolvida para a realização de um evento desse porte é necessário por inúmeras questões, principalmente contratuais. Então necessariamente, cada ação movida dentro do projeto é bem processual, tendo inicio meio e fim bem definidos. O stress entre as pontas gerados por uma gestão não eficaz poderiam prejudicar seriamente o curso do projeto.

A solução

Essa é a hora de resolver.

O processo de comunicação não poderia falhar em hora nenhuma, já que havia uma grande entrega e pouco prazo. 

Ao ser a interceção entre a comitiva organizadora, fornecedores e time de produção eu deveria garantir a clareza e acertividade na comunicaçao entre todas as pontas. Como solução eu optei por organizar as pontas em Backlogs separados, setando as prioridades de cada uma, procedendo follow-ups durante o dia e reuniões gerais semanalmente.

O que eu
aprendi?

Concluindo o projeto.

A arte da guerra.

O manejo do projeto com backlogs separadas para cada ponta enolvida me deu uma ideia maior sobre o macro, me permitindo ter um controle mais proativo dentro dos processos de cada um, com domínio das entregas, comunicação e antecipação aos problemas.

Todos os direitos reservados 2022 – Hallefy Moraes