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"Filho": Como a produção de um single rompeu a forma tradicional do mercado musical.

“Nesse lançamento tenho o privilégio de cantar com meus filhos, não com o intuito de promovê-los em uma carreira musical, mas com o propósito único de trazer a realidade de uma relação terrena que deve manifestar nossa relação com Deus” – Fernandinho

Overview do Projeto

Quais são os principais pontos.

O single “Filho” marcaria o retorno das produções audiovisuais de forma presencial do cantor e equipe. Era necessária uma proposta de lançamento digital que enriquecesse a mensagem e que, ao mesmo tempo, fomentasse um bom resultado de mídia.

Fernandinho é um cantor e compositor com mais de duas décadas de carreira e que ainda se faz muito relevante no cenário cristão/gospel. Com certeza, parte de seu sucesso vem da energia e emoção impostas em suas músicas e por todo trabalho midiático por trás das produções. 

Objetivos

O que foi solucionado.

Estratégia

Muito inspirado em modelos de lançamento juntamente com o time, desenhei uma estratégia que contemplava todas as ações pensadas dentro do prazo estipulado. Defini o modelo de workflow como waterfall, em cadeias semanais, com reuniões semanais envolvendo o time e a assessoria do cantor, que estava a cargo de nos fornecerem o necessário para execução do lançamento.

Webserie

 Estabelecido como parte do lançamento, a gravação da webserie foi um grande desafio. A busca por fornecedores foi tão desafiadora quanto o acerto de agendas. Para o ganho de aproveitamento da equipe dedicada, esquematizei um cronograma simples de ações para que houvesse uma linearedade desde o preparo dos equipamentos e cenário, até o desmonte dos mesmos.

Lançamento

 A distribuição da mídia em multiplataformas acaba sendo dificultado pelo falo de que cada plataforma tem seu processo operacional. O estreitamento da comunicação com a equipe que assessora o cantor foi determinante para um alinhamento efetivo no processo de aprovação e agendamento das mídias.

O problema

E porquê ele é relevante.

Conflitos naturalmente vão surgir quando não há compatibilidade ou convergência nos modelos explorados.

O principal desafio foi equilibrar a execução entre o modelo tradicional da indústria musical, que naturalmente não contemplava as inovações digitais necessárias para maximizar o alcance e impacto. A adaptação de um processo digital já consolidado, para um setor mais conservador, exigiria a conciliação entre o linear e o tradicional. A necessidade latente de integrar estratégias tradicionais com as vantagens do digital gerou complexidades na comunicação entre equipes e na tomada de decisões, gerando preocupações sobre a viabilidade operacional.

A solução

Essa é a hora de resolver.

Tornando modelos antagônicos em complementares.

A estratégia foi projetada para explorar novos caminhos, combinando práticas digitais e tradicionais para atender tanto às expectativas do cantor e sua equipe, acostumados ao modelo tradicional, quanto do time de lançamento, habituado a formatos digitais. Utilizando Waterfall com PRINCE2, garanti um controle rigoroso e uma adaptação contínua. A comunicação e o posicionamento foi direcionada de maneira que fizesse sentido tanto no ambiente digital quanto no tradicional, assegurando que as mudanças fossem implementadas de forma coesa e com impacto positivo nos resultados.. Optei pela gestão em Gantt charts para rastrear o progresso do cronograma e relatórios como highlight repport.

O que eu
aprendi?

Concluindo o projeto.

A atuação no mercado da música.

Mergulhar no funcionamento do mercado musical tradicional foi essencial para criação de um processo eficaz e inovador. Aprendi que, quando bem pensado, ajustado ao produto os modelos tradicionais e digitais podem converger muito bem dentro dos objetivos estipulados . Integrar esses modelos me ensinou a equilibrar controle e flexibilidade, destacando o valor da colaboração entre diferentes áreas. Entender profundamente ambos os mercados foi fundamental para criar uma solução que trouxe resultados expressivos.

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